top of page

 

 

 

O projeto Ciência na Escola - Sal Vs Salicórnia! De um passado esquecido a um futuro tecnologicamente sustentável! Uma perspetiva no âmbito da educação ambiental e melhoria da saúde pública!, foi elaborado no âmbito do Clube Ecoamigos da Natureza e conteúdos programáticos da disciplina de Ciências Naturais - 8.º ano, atendendo às necessidades registadas no Projeto Educativo do Agrupamento. Colmatando dificuldades e explorando competências, destacamos a importância do desenvolvimento científico e tecnológico em benefício de uma Sociedade Sustentável. O desenvolvimento do projeto alicerça-se numa metodologia de trabalho científico, e tem como objetivos:

 

·a sensibilização da comunidade escolar para a tomada de atitudes que conduzam à diminuição da excessiva poluição outrora praticada na zona envolvente ao Agrupamento de Escolas Álvaro Velho, pelo complexo industrial químico do Barreiro, antiga CUF, com a utilização da Salicórnia como bioremediador com fim à recuperação destes solos;

 

·a introdução de Salicórnia em substituição do Sal  na dieta alimentar, em benefício da saúde pública.

 

 

Desta forma e numa perspetiva de investigação, o projeto pretendeu dar resposta a um conjunto de questões que passamos a destacar:

 

1) Poderá a Tecnologia colaborar na recuperação de salinas e solos das zonas envolventes, em benefício do desenvolvimento sustentável e da saúde pública?

 

2) Poderá a Salicórnia ser útil na recuperação de solos?

 

3) Poderá a Salicórnia constituir um potencial recurso natural em benefício da saúde pública, em substituição do Sal?

 

As questões de investigação formuladas resultam da necessidade dos alunos em desenvolver competências de trabalho científico, numa perspetiva construtivista da aprendizagem, integrada nos aspetos mais caraterísticos do património geológico e biológico da zona envolvente, com o intuito de explorar aquilo que a Tecnologia nos pode oferecer em benefício da saúde pública e no âmbito da Educação para a Sustentabilidade.

 

O projeto foi desenvolvido com os alunos do Clube Ecoamigos da Natureza e turmas A, B e E do 8.º ano, durante o ano letivo de 2014/2015.

 

 

 

 

 

bottom of page